Como usar um pó capilar?

Cabelo por Clara Gusmão

O pó capilar aumenta o volume do cabelo e não danifica. Ao contrário dos sprays de cabelo, musses e outros produtos de estilização, este cosmético não deixa o cabeço rígido, áspero ou farináceo. O pó capilar é fácil de usar – basta aplicá-lo nas raízes. Como resultado, o cabelo fica volumoso e fresco. O pó capilar pode apresentar propriedades adicionais que conferem brilho. O seu tamanho pequeno permite que seja armazenado livremente na bolsa das mulheres. Como utilizar o pó capilar e para quem se destina? Como funciona o pó capilar e como escolher o produto certo?

Como utilizar pó capilar?

Para aplicar o pó capilar, agitem bem o recipiente, apliquem uma quantidade pequena de pó nas palmas das mãos e distribuam-no pelas raízes. Se utilizarem demasiado pó, o cabelo fica difícil de estilizar pois fica rígido. Por outro lado, se tiverem o cabelo fino, podem aplicar uma quantidade generosa de pó nas pontas, o que irá aumentar visualmente o seu tamanho. Não penteiem o cabelo até que o lavem.

Pó capilar – é indicado para quem?

O pó capilar deve ser usado por quem gosta de ter o cabelo mais volumoso na zona das raízes. Esta solução é indicada para quem gosta de estilizar rapidamente o cabelo por falta de tempo. É também uma boa solução para quem aprecia a arte dos cabeleireiros porque o pó capilar garante efeitos satisfatórios no cabelo apesar da falta de experiência. Este cosmético dá resposta às necessidades das pessoas que desejam renovar o penteado depois de um dia longo. Outra vantagem adicional do pó capilar é o seu tamanho pequeno e portátil.

Como funciona o pó capilar?

O pó capilar contém microfibras ou micropartículas que aderem às raízes do cabelo e, como resultado, elevam-nos do couro cabeludo. Desta forma, o cabelo parece mais espesso e preenchido, pelo que o pó é indicado para cabelos finos e delicados.

Infelizmente, o pó capilar também possui efeitos secundários, p. ex.: obstrui os poros no couro cabeludo, sendo difícil de remover e tornando o cabelo difícil de pentear. Portanto, depois de aplicarem o pó, lavem bem o cabelo e o couro cabeludo com um champô de limpeza.

Existem também pós capilares para pessoas com entradas, cabelo fino e pouco cabelo. Neste caso, optem por uma formulação que melhor se adeqúe à cor do cabelo.

O pó capilar confere:

  • Volume ao cabelo – confere volume natural aos cabelos fracos e achatados com falta de resiliência. Permite obter o volume desejado sem ser preciso usar o secador de cabelo ou sem pentear em sentido contrário. Desta forma, o cabelo não ficará em contacto com temperaturas elevadas, o que possui efeitos prejudiciais.
  • Estrutura e formato ao cabelo
    O pó capilar permite obter qualquer penteado. Um exuberante rabo de cavalo, franja levantada e bob são apenas algumas das muitas possibilidades de penteados,
  • Durabilidade aos penteados
    Embora o pó capilar não deixe o cabelo rígido, este fixa o penteado durante muito tempo,
  • Flexibilidade ao cabelo
    O pó capilar aumenta a suscetibilidade à estilização. Além disso, somos nós quem decide que porções do cabelo devem ficar devidamente fixadas e quais devem permanecer livres e preparadas para a estilização,
  • Frescura ao cabelo
    Uma vez que o pó capilar possui uma forma solta, o couro cabeludo parece estar seco, o que irá mascarar a oleosidade do cabelo. Como resultado, o penteado fica com aspeto renovado durante mais tempo,
  • Acabamento mate
    O pó capilar pode ser usado nos penteados do dia-a-dia, sempre que foi necessário ter um penteado perfeito durante várias horas.

Como escolher um pó capilar?

Um critério importante para escolher o pó capilar certo é a sua composição. A composição indica se um determinado cosmético é adequado para o vosso cabelo, mas apenas depois de testarem na vossa própria pele oferecerá uma visão completa. Se o pó capilar escolhido fizer com que os fios de cabelo fiquem colados uns aos outros, ficarem desagradáveis ao toque, sem brilho ou ásperos e quebradiços, ou se for difícil remover o pó, então o produto escolhido não é o mais adequado.

Portanto, ao escolher um pó capilar, vale a pena combiná-lo com o tipo de cabelo. Se o cabelo tiver a tendência de ficar oleoso, utilizem pós comuns. No caso de couro cabeludo seco, optem por pós com a adição de emolientes. Os melhores exemplos deste tipo de produtos são os pós para bebés que contêm óleo de oliva. Um critério importante é também a cor do pó, que deve adequar-se à cor do cabelo.

Não se esqueçam que a utilização de pó é uma solução pontual, útil em situações de crise. Nada substitui a lavagem regular do cabelo e a utilização de condicionador, que não só não sobrecarrega o cabelo, como também oferece características específicas. Além disso, uma dieta adequada, ou seja, o consumo de alimentos ricos em vitaminas A e E é igualmente importante.

About the Author
Clara Gusmão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *