Tratamentos capilares caseiros

Cabelo por Clara Gusmão

Embora os salões de cabeleireiro ofereçam um leque vasto de tratamentos e produtos profissionais que resolvem diferentes problemas capilares, muitas mulheres continuam a recorrer aos tratamentos capilares caseiros. Alguns destinam-se a prevenir a oleosidade e a fortalecer os fios fragilizados, outros servem para combater a caspa. Fiquem a conhecer alguns tratamentos capilares caseiros que proporcionam resultados surpreendentes.

Tratamentos caseiros para cabelo oleoso

Existem muitos métodos caseiros que nos permitem manter o cabelo fresco e volumoso. Eis alguns deles.

  • Polpa de levedura
    Para fazerem este cosmético, misturem um pacote de levedura com leite e apliquem no couro cabeludo durante trinta minutos. Em seguida, lavem o cabelo com um champô delicado. Façam o tratamento pelo menos uma vez por semana, e, no máximo, duas vezes.
  • Máscara instantânea
    Batam uma clara de ovo em castelo, misturem-na com a gema e apliquem no cabelo húmido. Envolvam a cabeça com uma touca de banho e lavem o cabelo passados vinte minutos. Repitam o tratamento após cada lavagem do cabelo.
  • Compressa de cerveja
    Basta infundir um punhado de folhas de bardana com ¾ copo de água a ferver. Depois de coar, adicionem meio copo de cerveja, algumas gotas de vitamina A e sumo de limão. Apliquem a mistura em cabelo seco e limpo fazendo uma massagem. Em seguida, coloquem uma touca de banho e exaguem o cabelo passadas três horas. O tratamento deve ser repetido a cada duas semanas.
  • Infusão refrescante
    Para preparar esta infusão, deitem uma colher de hortelã-pimenta e urtiga (podem optar por tomilho ou alecrim) com um litro de água a ferver, cubram com uma tampa e reservem por um momento. Depois de coar, lavem o cabelo limpo com a infusão e façam uma massagem no couro cabeludo. Podem realizar o tratamento após cada lavagem do cabelo.

Tratamentos caseiros para cabelo fraco

Os tratamentos que se seguem nutrem e fornecem oxigénio aos folículos capilares, o que se traduz numa cabelo mais forte e resiliente.

  • Sumo de plantas
    Para preparar o sumo, misturem ¼ copo de sumo de aloé e sumo de limão. Em seguida, adicionem uma colher de mel natural e esfreguem a polpa no couro cabeludo. Passados trinta minutos, lavem o cabelo com um champô delicado.
  • Parafina líquida
    Para nutrir o cabelo com parafina líquida, adicionem gema e algumas gotas de óleo de rícino a três colheres de parafina líquida. Em seguida, misturem energicamente os ingredientes e distribuam a mistura suave por todo o comprimento do cabelo não lavado (evitando o couro cabeludo). Coloquem uma touca de banho e retirem-na passados 20 a 30 minutos. Removam a mistura e lavem o cabelo com champô. Utilizem o tratamento no mínimo uma vez por semana.

Tratamentos caseiros para cabelo descolorido

  • Extrato vegetal
    Ralem finamente um nabo maduro ou raiz de rábano e esprema o sumo. Em seguida, esfreguem o estrato no couro cabeludo trinta minutos depois da rotina de lavagem do cabelo. O tratamento pode ser realizado a cada duas ou três lavagens.
  • Poção de ervas
    Se quiserem experimentar, misturem uma colher de cavalinha, raiz de bardana e folhas de urtiga, coloque as ervas numa jarra e coloque ½ de álcool neutro. Duas semanas depois, embebam uma compressa com a mistura, espremam e esfreguem no couro cabeludo todos os dias.
  • Champô de urtiga e saponária
    Para utilizar este tratamento, misturem um punhado de saponária e urtiga, despejem por cima um litro de água a ferver e tapem. Coem as ervas quando a água as absorver. Utilizem o líquido resultante em vez de champô.

Tratamentos caseiros para cabelo seco

Os produtos de lavagem e as compressas naturais oferecem a melhor proteção contra a desidratação provocada pelo sol. Em alguns casos, um único tratamento com produtos à base de ervas permite melhorar a aparência do cabelo. Ainda assim, um tratamento de seis meses oferece melhores resultados. Após o tratamento, não sequem o cabelo com secador nem seque ao sol; em vez disso, deixem secar naturalmente em casa. Preparem sempre as infusões num prato de cerâmica imediatamente antes da respetiva aplicação.

  • Compressa de iogurte
    Para preparar esta compressa, misturem precisamente quatro colheres de iogurte natural com um ovo. Apliquem a polpa no cabelo e deixem atuar por cerca de dez minutos. Lavem o cabelo com água morna.
  • Mistura de calêndula
    Para a preparação, deitem uma colher de folhas de calêndula em meio copo de água a ferver, tapem e deixem a água absorver as propriedades da planta. Em seguida, coem as ervas e misturem com meio copo de leite e uma gema de ovo. Distribuam a mistura pelo cabelo seco ou húmido. Depois de colocarem a touca de banho, aguardem 10-15 minutos e lavem bem.
  • Infusão regeneradora
    Para preparar esta infusão, vertam um litro de água a ferver sobre dois punhados de flores de lima. Aguarde até que a água absorva as flores e utilizem-na para enxaguar o cabelo limpo. Utilizem a infusão após cada lavagem do cabelo.
  • Compressa de banana
    Esmaguem uma banana e misturem com sumo de limão e iogurte natural. Apliquem a polpa no cabelo fazendo uma massagem e envolvam a cabeça com uma toalha, deixando-a ficar durante cerca de 20 minutos. Por fim, lavem o cabelo com um champô delicado.
  • Condicionador natural
    Combinem um óleo vegetal com algumas gotas de óleo essencial, como gerânio ou lavanda e apliquem no cabelo, fazendo uma massagem. Lavem o cabelo passados cerca de 15 minutos.

Tratamentos caseiros para cabelo baço

É possível conferir brilho ao cabelo baço.

  • Elixir de limão
    Com uma massagem, apliquem sumo de limão no cabelo acabado de lavar, evitando as pontas. Passados alguns minutos, lavem bem o cabelo com água. Repitam o tratamento uma vez a cada duas semanas.
  • Compressa de mel
    Misturem duas colheres de mel com três colheres de azeite usando uma batedeira. Distribuam pelas madeixas de cabelo húmidas e coloquem uma touca de banho. Passados quinze minutos, lavem o cabelo com champô e enxagúem bem.
  • Mistura para aumentar o brilho
    Aqueçam 1/3 copo de azeite e deitem uma colher de folhas de camomila, urtiga e bétula, deixando repousar por cerca de trinta minutos. Corem e adicionem uma gema de ovo, uma colher de chá de mel e sumo de limão, 2-3 gotas de óleo de alecrim. Apliquem a mistura nas madeixas de cabelo húmidas, deixem repousar durante meia hora e lavem com champô.

Tratamentos caseiros anticaspa

Para combater a caspa, optem por produtos antibacterianos e de limpeza que equilibram o pH da pele.

  • Óleo fragrante
    Misturem uma gema de ovo com 3-4 colheres de chá de óleo de amêndoa e meia colher de óleo de alecrim. Apliquem a mistura no cabelo com uma massagem, coloque a touca de banho e lavem com champô passados trinta minutos. Realizem este tratamento antes de cada lavagem.
  • Produto de limpeza
    Misturem duas colheres de cavalinha ou uma colher de menta, melissa e zimbro e acrescentem um litro de água a ferver. Tapem e esperem até a água absorver as ervas. Em seguida, coem as ervas. Despejem a água resultante no cabelo após cada lavagem e façam uma massagem no couro cabeludo.
  • Tónico de aloé
    Piquem as folhas de aloé finamente e deitem-nas num copo de vodka. Em seguida, fechem bem o frasco e reservem durante duas semanas. Em seguida, coem as folhas e vertam o tónico num recipiente de vidro preto. Apliquem no couro cabeludo com uma massagem antes de dormir. Lavem o cabelo de manhã.
About the Author
Clara Gusmão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *