Como cuidar de cabelos brancos?

Cabelo por Clara Gusmão

O início do processo de envelhecimento do cabelo depende das predisposições genéticas da pessoa, mas pode ser acelerado pelo stress e por doenças, por exemplo, deficiência crónica de B12 ou problemas de tiróide. O aparecimento de cabelos brancos depois dos 30 anos é considerado normal, mas se estes fios aparecerem mais cedo, é um sintoma de envelhecimento prematuro. Independentemente do momento em que surgem os primeiros cabelos brancos, a aparência destes fios pode ser melhorada de várias maneiras. Como cuidar do cabelo branco e quando iniciar um tratamento adequado?

Cabelo branco – propriedades

Os cabelos brancos possuem uma estrutura diferente dos outros: costuma ser mais seco, por vezes mais espesso ou mais fino do que os cabelos coloridos e, em contraste, começam a encaracolar.

Cabelo branco – quando iniciar o tratamento?

Enquanto os cabelos brancos estiverem presentes em 10-15% da área total, não será necessário mudar os hábitos. É necessário cuidar do cabelo quando a quantidade excede os 60-70%. Depois, os métodos de cuidado devem ser alterados. Se os cabelos brancos forem espessos e secos, deve-se utilizar ingredientes hidratantes com propriedades suavizantes. De vez em quando, vale a pena usar um champô ou condicionador para evitar o amarelecimento do cabelo, o que permitirá evitar reflexos azuis desagradáveis. Optem por produtos indicados para o vosso tipo de cabelo e utilizem-nos diariamente. Lavem o cabelo com champô para cabelos brancos uma vez por mês.

Como cuidar de cabelo branco?

Mudar o penteado

Se tiverem mais de 30% de cabelos brancos e não quiserem pintá-los, considerem mudar de penteado. Nesse caso, é provável que o cabelo comprido não fique com uma aparência impressionante, por isso optem por um corte mais curto.

Aumentar o volume

Com a idade, o cabelo fica mais fino e cai, pelo que vale a pena conferir-lhe volume. Para tal, façam uma massagem no couro cabeludo antes de cada lavagem. Assim, irão melhorar a circulação sanguínea e elevar o cabelo nas raízes.

Os champôs 2 em 1 devem ser evitados porque tendem a sobrecarregar os cabelos finos. Em vez disso, optem por máscaras e musses leves. O efeito de elevação do cabelo também pode ser proporcionado se o lavarem com uma mistura de champô e argila branca. Além disso, um produto de limpeza com cerveja irá melhorar o volume do cabelo. Para preparar este produto, basta misturar cerveja branca com água (proporção 1:1) e verter a mistura sobre o cabelo.

Recuperar alguns anos

O cabelo fica branco porque perde o pigmento que dantes lhe conferia cor. Por este motivo, o cabelo fica áspero e propenso a danos. Para fortalecer o cabelo e torná-lo mais flexível, vale a pena aplicar uma máscara caseira pelo menos uma vez por semana. Para preparar a máscara, basta misturar óleo de coco (2 colheres de sopa), óleo de alecrim (5 gotas) e gema de ovo. Apliquem no cabelo e envolvam a cabeça com película e uma toalha aquecida. A máscara deve ser removida com água passados 30 minutos.

Hidratar bem

Os cabelos brancos perdem humidade mais rápido, partem e caem. Para evitar esta situação, deverão regenerá-los. O melhor método de regeneração consiste na aplicação de óleo, graças aos quais o cabelo recupera o seu brilho e torna-se mais elástico. O óleo de jojoba, argão e amla (obtido a partir da groselha indiana) apresentam propriedades particularmente hidratantes. O tratamento capilar com óleo de ser realizado 2-3 horas antes de lavar a cabeça ou no dia anterior. Para tal, apliquem uma pequena quantidade de óleo nas pontas dos dedos e distribuam-na pelo cabelo (seco ou levemente húmido) da raiz até às pontas.

Restaurar a cor

Não é obrigatório pintar o cabelo branco. Para provar isso mesmo, oferecemos os penteados que melhor se adequam a este tipo de cabelo. Por outro lado, nem todas as mulheres se sentem confortáveis e bonitas com o cabelo grisalho. Se estes fios de cabelo brancos fizerem com que se sintam mais velhas, então pintem-nos. Tenham em mente que os cabelos brancos não toleram agentes de coloração. Portanto, vale a pena ir a um bom cabeleireiro, principalmente na primeira vez. Lá irão escolher a cor mais adequada ao seu tom de pele e proporcionar uma hidratação profunda ao cabelo.

Além disso, vale a pena usar suplementos protéicos em cada lavagem. Estas preparações hidratam e o cabelo e aumentam a suavidade e o brilho. Os cosméticos que contêm manteiga de karité são particularmente importantes. Os champôs roxos ajudam a recuperar a cor natural. Estes produtos não só eliminam os tons amarelos, como também proporcionam uma cor bonita ao cabelo.

Se estiverem a pensar pintar o cabelo, evitem champôs semipermanentes. O cabelo branco pode ser revestido apenas com um corante forte. Além disso, certifiquem-se de que escolhem corantes que são pelo menos dois tons mais escuros do que o tom do cabelo natural. No entanto, se estiverem a pensar deixar de pintar o cabelo, basta aplicar um pouco de cor nas raízes e usar um produto com um tom mais claro que o resto do cabelo.

Além disso, apare as pontas com uma frequência nunca superior a 6 semanas. As pontas secas dos cabelos brancos são muito mais visíveis.

About the Author
Clara Gusmão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *