Óleo de colza – propriedades cosméticas

Cabelo por Clara Gusmão

O óleo de colza é o terceiro óleo vegetal mais popular do mundo. Os japoneses e os canadianos são os povos que recorrem mais a este ingrediente, e os americanos e mexicanos constituem o segundo grupo de utilizadores mais frequentes. Contudo, o óleo de colza tem sido utilizado não só para fins culinários como também no cuidado, pois é eficaz a proteger e regenerar o cabelo e o couro cabeludo. Pode ser utilizado sozinho ou combinado com outros óleos e produtos disponíveis nas cozinhas. Que propriedades cosméticas possui o óleo de colza e de que forma afeta o cabelo e ou couro cabeludo? Qual o melhor óleo de colza?

Óleo de colza – propriedades

Como o nome indica, o óleo de colza é obtido das sementes da colza, que contêm 45% de ácidos gordos. Uma vez que as variedades originais desta planta continham quantidades significativas de ácido eurílico, que é prejudicial, hoje em dia é utilizada apenas a sua variedade selecionada. O óleo de colza é amplamente usado na cozinha de muitos países, onde é usado principalmente para fritar e assar. Infelizmente, são utilizados apenas produtos purificados para esta finalidade, que, embora se caracterizem por uma defumação a elevadas temperaturas, não apresentam grandes propriedades que sejam benéficas para a saúde. Por este motivo, é muito melhor optar pelo óleo de colza que não foi sujeito a tratamentos térmicos durante a cocção.

Óleo de colza – composição e propriedades cosméticas

A vasta utilização do óleo de colza deve-se à sua composição rica e saudável. Os ácidos gordos insaturados presentes neste óleo oferecem propriedades hidratantes valiosas que melhoram o estado do couro cabeludo. Por outro lado, a textura leve do óleo de colza penetra na estrutura capilar e, como resultado, suaviza e restaura a sua aparência saudável.

O óleo de colza regenera e protege o cabelo, razão pela qual é eficaz no combate contra as pontas espigadas. As suas propriedades maravilhosas devem-se ao teor de esteróis vegetais, vitamina E e proteína. Os esteróis vegetais aceleram a regeneração das células danificadas. A vitamina E evita danos futuros, e a proteína é útil para todas as pessoas que tentam manter o cabelo em bom estado.

Além disso, o óleo de colza contém uma concentração baixa de gordura saturada e uma concentração elevada de ácidos gordos monoinsaturados, pelo que é um agente eficaz para o cuidado capilar diário. A sua popularidade aumentou graças ao preço baixo e alta disponibilidade.

Óleo de colza – influência no cabelo e couro cabeludo

O óleo de colza possui propriedades hidratantes, e é por isso que é eficaz no cuidado de pele seca. O aroma do óleo de colza não agrada a toda a gente. Dessa forma, pode ser misturado com óleo de lavanda, óleo de rosas ou óleo de sândalo. As mistura de óleos deve ser armazenada num frasco fechado e utilizada depois do banho.

O óleo de colza extra-virgem não refinado melhora o estado do couro cabeludo e acelera o crescimento do cabelo. Algumas gotas são suficientes para hidratar eficazmente o cabelo. Quando combinado com outros ingredientes, o óleo de colza forma uma máscara hidratante e regeneradora. A máscara impede a queda de cabelo, a secura excessiva e as pontas espigadas e restaura o brilho natural do cabelo.

Qual o melhor óleo de colza?

Se optarem por usar óleo de colza, procurem um produto de alta qualidade capaz de fornecer um valor nutricional elevado. Por esta razão, antes de comprar, vale a pena ler o rótulo e optar por um óleo de colza orgânico e extraído a frio. Estes tipos de produtos naturais estão cada vez mais disponíveis não só em lojas de produtos saudáveis e lojas online, como também nos supermercados.

Óleo de colza – resumo

O óleo de colza está a ser cada vez mais usado no cuidado capilar. Normalmente, este tratamento proporciona os resultados esperados, mas sem sempre. Isto porque os produtos naturais podem sobrecarregar o cabelo e reduzir a sua suscetividade aos tratamentos de estilização.

O óleo de colza hidrata o cabelo e evita que fique descontroladamente encaracolado. É também um produto relativamente barato que podemos encontrar facilmente à venda. Podem misturá-lo com água e colocar num frasco vaporizador, que irá facilitar a sua utilização.

O óleo de colza possui muitas propriedades que não só melhoram a aparência e o estado do cabelo, como também afetam positivamente a nossa saúde. O óleo virgem de alta qualidade produzido a partir de sementes orgânicas pode ser usado regularmente e por um longo período de tempo sem terem de se preocupar com os efeitos secundários. No entanto, internamente, este óleo deve ser usado em doses moderadas, pois pode causar efeitos secundários indesejados se for usado excessivamente.

Além disso, o óleo de colza resolve o problema de rigidez e inflamação das articulações e ajuda no tratamento da asma e dos distúrbios intestinais.

About the Author
Clara Gusmão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *