Como alisar o cabelo sem usar o ferro de alisar?

Cabelo por Clara Gusmão

O cabelo pode ter estruturas diferentes: pode ser liso, ondulado ou encaracolado. Acontece que, muitas vezes, as pessoas que têm cabelo naturalmente liso, sonham ter ondas ou caracóis, e as pessoas que têm cabelo naturalmente encaracolado sonham ter o cabelo ondulado ou liso. Felizmente, o cabelo pode ser alisado ou encaracolado. Muitas pessoas evitam os acessórios de alisamento e encaracolamento, e até mesmo os secadores, porque têm medo de piorar o estado do cabelo. Isto é parcialmente verdade: até os acessórios de modelação capilar mais modernos têm um impacto negativo no estado do cabelo. Então, o que devemos fazer para alisar o cabelo sem usar o ferro alisador?

Que tipos de cabelo são propensos ao alisamento?

Nem todos os cabelos são fáceis de alisar. Quanto mais espesso e denso for o cabelo, mais apertado o caracol e, portanto, mais difícil será alisá-lo e alcançar um efeito duradouro. Se o cabelo for fino ou ondulado, este não será difícil de alisar, mas irá seguramente demorar muito tempo até ficar liso. Além disso, com este tipo de cabelo, o efeito do alisamento ira durar mais tempo.

Ao alisar o cabelo, outro aspeto importante é o seu comprimento. Quanto mais longo for o cabelo, mais pesado será e mais complicado será para encaracolar e conferir volume. Todos os métodos de alisamento funcionam mais facilmente em cabelos longos e os resultados duram mais tempo, especialmente se as pontas não estiverem danificadas.

Que produtos facilitam o alisamento do cabelo?

As máscaras e condicionadores pesados que têm silicone deixam o cabelo colado e ondulado, tornando-o mais suscetível ao alisamento. Lavem bem o cabelo para não estar oleoso.

O que devemos fazer para alisar o cabelo sem usar o ferro alisador?

Embora os supermercados ofereçam uma ampla gama de produtos de alisamento, cada vez mais tendemos a optar por métodos caseiros antigos. Provavelmente, nem todas as pessoas saberão exatamente a que substâncias e combinações de substâncias são alérgicas. Os métodos caseiros são simples e, se não forem adequados para nós, evitamo-los intencionalmente (como é óbvio, uma pessoa alérgica ao mel não utilizará uma máscara com este ingrediente).

Champôs e condicionadores para alisamento

Apesar dos benefícios dos métodos de alisamento capilar caseiros, muitas pessoas optam por produtos de supermercado. Nas lojas, podemos encontram linhas de produtos completas que deixarão o nosso cabelo liso. Infelizmente, estes tipos de cosméticos não oferecem efeitos duradouros, especialmente no caso dos caracóis. Por esta razão, vale a pena usar outros métodos, por exemplo, uma forma adequada de secar o cabelo.

Como alisar o cabelo usando o secador?

Alisar o cabelo com o secador de cabelo é um método muito antigo. É usado desde que os secadores de cabelo foram inventados, e antes da invenção dos ferros de alisar. Por este motivo, o secador possui temperaturas de ar diferentes e a função de ionização será a mais eficaz. O cabelo fica brilhante graças à ionização. Antes de usar o secador de cabelo, o cabelo molhado deve ser penteado e depois seco com uma definição de frio da raiz até às pontas. O secador deve ser colocado acima da cabeça e o fluxo de ar dirigido diretamente para baixo.

Alisar o cabelo com grampos

Se nunca temos tempo para nada, podemos alisar o cabelo durante a noite. Para tal, devemos fazer um rabo de cavalo com o cabelo molhado e esperar que o cabelo seque até ficar apenas ligeiramente húmido. Depois, prendemos os fios de cabelo esticados com um grampo, como uma bandolete. De manhã, o cabelo não estará perfeitamente liso, mas será muito mais rápido de estilizar.

Alisamento com queratina

Embora este tratamento seja realizado com um ferro de alisar, o mesmo não afeta o estado do cabelo. Isto porque os produtos com queratina regeneram o cabelo e evitam que fique danificado durante o alisamento. O alisamento com queratina pode ser realizado em casa ou no salão de beleza por um cabeleireiro profissional. O efeito dura até 3 meses.

Alisar o cabelo com sálvia

Esta planta permite escurecer a cor do cabelo, pelo que muitas mulheres de cabelo escuro devem usar esta erva para alisar o cabelo. Para preparar o procedimento, basta verter água quente sobre duas saquetas de sálvia e depois tapar durante cerca de 10 minutos. Depois de remover as saquetas e arrefecer a infusão, coloquem o cabelo sobre a água e depois sequem como de costume. Enxaguar o cabelo com sálvia deixa o cabelo mais seco, por isso não se devemos fazê-lo diariamente.

Alisar o cabelo com amido de batata

O amido pesa no cabelo tanto como os silicones. Portanto, podem enriquecer as vossas máscaras e condicionadores favoritos que devem ser removidos no final. Como resultado, o cabelo fica mais pesado e suscetível ao alisamento e permanecerá longo durante mais tempo.

Alisar o cabelo com óleo de parafina

Distribuam o óleo de parafina pelo cabelo sozinho ou em combinação com óleos pesados. Deixem atuar durante uma ou duas horas. No final, lavem e retirem o óleo do cabelo. O óleo de parafina funciona como o amido e os óleos. O cabelo fica pesado e, consequentemente, alisado.

About the Author
Clara Gusmão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *