Retinol para Iniciantes: Tudo o que deve saber. O s nossos 5 melhores séruns de rosto

Cara por Clara Gusmão

Na área da beleza… nada mudou muito. Ainda assim, não existe outra substância rejuvenadora da pele que seria mais potente do que este retinol conhecido há muito tempo. Talvez a razão para isso seja o próprio retinol – funciona perfeitamente e satisfaz quase 100% de todas as mulheres que a usam. Sem dúvida que o retinol é a chave para uma pele com aspeto jovem. Ajuda a pele a desempenhar processos de auto-regeneração continuadamente e funcionam impecavelmente. De onde é que este super poder do retinol vem? Da sua capacidade de penetrar em profundidade na pele onde estimula e encoraja fibroblastos pequenos, mas ainda assim muito importantes para funcionar de forma mais eficaz. Os fibroblastos mencionados são células responsáveis por produzir colagénio, elastina e (até!) ácido hialurónico na derme. E tal como sabemos disto muito bem, este trio torna a nossa pele jovem, elástica, hidratada e sem imperfeições. 

O seu conhecimento sobre retinol é satisfatório? Conhece todos os benefícios da vitamina A? Qual é a fonte de todos os lisonjeios em relação ao retinol? Quando é a melhor altura para usar vitamina A? Porque é que o retinol é mais eficaz no sérum de rosto? E, finalmente, como escolher o melhor sérum de rosto com retinol? 

Q&A: RETINOL

1. Quando é que deve começar a usar produtos de pele com retinol? 

Muitos cosmetologistas e dermatologistas como por exemplo Shani Darden, que é um dermatologista de celebridades bem conhecido e bastante reconhecido, continua a falar do desempenho fantástico do retinol. Esses especialistas recomendam usar o sérum de rosto com retinol, não só quando o seu rosto apresenta rugas profundas, mas também muito mais cedo do que isso. Isto significa que pessoas nos seus trinta anos podem usar sérum de rosto com retinol para lidar com outros problemas de pele do que só envelhecimento. Por exemplo, podem tratar da pele do seu rosto com produtos com retinol para combater acne. 

Para além disso, a produção de colagénio e elastina cai quando fazemos 25 anos. Uma vez que o retinol é capaz de estimular a síntese destas duas proteínas, um produto de pele que contém esta vitamina pode ser usado como uma estratégia de anti-envelhecimento. Foi comprovado que o retinol atrasa rugas, portanto, é uma boa ideia tratar da pele do rosto com um sérum de rosto antes de fazermos 30 anos. Uma coisa é certa, deve aplicar retinol quando notou no surgimento de linhas de expressão que começaram a aprofundar-se.

2. Com que começar o tratamento com retinol?

Primeiro, devemos estar cientes do facto de que graças às propriedades de esfoliação da pele (o retinol encoraja a renovação celular), o retinol pode funcionar de forma mais forta do que esperava. Por esse motivo, especialistas recomendam introduzi-lo no ritual de beleza diário gradualmente. O que é que isto significa? Se a sua pele não arder após a primeira utilização e se não vir pele vermelha, pode aplicar outra porção de sérum de rosto com retinol à noite. Faça um intervalo após 2-3 dias para continuar o tratamento mais tarde. Naturalmente, o produto de pele e o concentrado de retinol é formulado de forma a derminar os efeitos e o tempo que precisa para ajudar a sua pele a habituar-se ao retinol. Ainda assim, uma coisa é garantida, a introdução gradual de retinol na sua rotina de beleza não causa nenhum efeito adverso.

3. O retinol pode influenciar a minha pele de forma negativa?

Pode, mas só quando é usado de forma errada. É um facto de que retinol é um sinónimo para rejuvenescimento e é o remédio para rugas. Também cura acne e elimina todos os tipos de pigmentação, mas se usar retinol de manhã sem proteger com um protetor solar, o retinol não lhe vai dar os resultados que quer. Por outras palavras, se aplicar retinol de forma incorreta, a sua pele pode desenvolver vermelhidão e irritação, mas só quando é exposta ao sol.

De momento, existem vários produtos de pele que conseguiram “domar” o retinol. A nossa lista de séruns de rosto com retinol é feita dos produtos que contêm retinol da sua melhor forma segura. Simplesmente, aplique-o quando for para a cama e use um protetor solar a seguir de manhã. Não dá para negar que deve usar um protetor solar na pele do rosto, mesmo que não use nenhum sérum de rosto com retinol. Filtros de proteção solar são essencias para proteger a pele de um dos maiores inimigos – a luz do sol.

O sérum de rosto com retinol mais recomendado e com melhor classificação é o Sérum de Rosto com Retinol da Nanoil. Tem efeitos de anti-envelhecimento, de rejuvenescimento e lifting, combate radicais livres e reduz visivelmente rugas. Este sérum de rosto recomenda-se para todos os tipos de pele, incluindo pele madura que está sem vida, com falta de vitalidade e que é afetada por acne e pelos primeiros sinais de envelhecimento.

O sérum de rosto da Nanoil oferece um tratamento de pele para qualquer pessoa nos seus vinte, trinta, quarenta e cinquenta anos. Aplique-o quando se quiser livrar de rugas e manchas de pigmentação. Também deve usar o Sérum de Rosto com Retinol da Nanoil se quiser proteger a pele delicada do seu rosto de fumos de escape, smog e outros tipos de poluição urbana. Finalmente, se procurar por um produto que a vai ajudar a equilibrar o sebo e encorajar uma renovação celular mais rápida, opte pelo Sérum de Rosto com Retinol da Nanoil.

mais informações: www.nanoil.pt

A Reforma de Retinol de Shani Darden é um sérum de rosto dispendioso que muitas celebridades dizem usar diariamente. É recomendado pela dermatologista mencionada acima, Shani Darden, o que não será surpreendente. Formulado com 2.2% de retinol, este sérum é uma fórmula gentil e rejuvenescedora eficaz que funciona como um ferro para rugas. Para além disso, este sérum de rosto com retinol consegue corrigir tons pouco uniformes da pele, encoraja a renovação celular e reduz marcas de acne. Na Reforma de Retinol, o retinol é agrupado com 2% de ácido lácteo, o que significa que o sérum também ilumina e suaviza a pele.

Outro sérum de rosto bastente conhecido é o Sérum de Renovação Jovem com Retinol de Murad que minimiza linhas de expressão e reduz rugas profundas. Este sérum de rosto com retinol é muito elogiado por várias bloggers de beleza principalmente porque deixa a pele com um tom uniforme e amplifica uma luminosidade jovem. Esta fórmula gentil e bem pensada é adequada para todos os tipos de pele de forma igual – até é bem tolerado por pele sensível. Graças à tecnologia de Ação Tripla com Retinol, este sérum de rosto com retinol de Murad reduz eficazmente os sinais de envelhecimento que podem aparecer no rosto. Outros benefícios identificáveis do Sérum de Renovação Jovem com Retinol incluem um aumento de elasticidade da pele. Por último, mas não menos importante, graças ao ácido hialurónico, este sérum de rosto também mantém níveis de hidratação na pele.

Óleo com Retinol de Noite da Pixi é um óleo/sérum com retinol que combate e atrasa o surgimento de sinais de envelhecimento. Este produto de pele promove processos de regeneração da pele e reduz linhas de expressão e rugas, aumenta a luminosidade e acrescenta energia. Este é um dos melhores séruns de rosto para tratar de pele seca e madura porque os óleos aumentam os níveis de hidratação na pele e impedir que as moléculas de água de escaparem da derme. Para além disso, Óleo com Retinol de Noite também contêm um leque de péptidos e ceramidas que são outras substâncias de que a pele precisa para parecer jovem, permanecer hidratada e flexível. Neste sérum de rosto, o retinol é agrupado com extratos vegetais que têm um efeito antioxidante bem como vitamina E – tal como o retinol – tem um efeito anti-envelhecimento.

Uma das marcas de cosméticos mais populares é a The Ordinary, sem dúvida. Tem algumas formas de retinol na sua oferta, uma das quais é o Retinol 0.5% em Esqualano da The Ordinary – sérum de rosto com baixa concentração em retinol, que é perfeita para iniciantes e para pele jovem afetada por acne e marcas de acne. O sérum de rosto Retinol 0.5% em Esqualano é uma solução anidra que é leve e penetra rapidamente na pele. Adicionalmente, este sérum de rosto reduz linhas de expressão, melhora a resiliência da pele e previne manchas de pigmentação do sol. O sérum de rosto da The Ordinary deixa a pele agradavelmente suave ao toque e bem hidratada. Quando é usado regularmente, este sérum de rosto promove pele firme e visivelmente encolhe os poros da pele.

About the Author
Clara Gusmão