Blush: como escolher corretamente?

Maquilhagem por Clara Gusmão

Segundo os especialistas em maquilhagem, todas devemos encarar o blush como um cosmético de cor suficientemente poderoso para retirar alguns anos dos nossos rostos. Depois de refletir sobre o assunto, torna-se evidente que esta é efetivamente a ação do blush – tornar a nossa aparência mais jovem e saudável.

Concordamos plenamente com esta declaração! Quando as bochechas estão rosadas, as feições ficam de alguma forma menos acentuadas, deixando o rosto de um modo geral mais feminino. Obviamente, não poderá criar este efeito a menos que saiba como aplicar corretamente o blusher. Escusado será dizer que terá de adquirir um blush que combina perfeitamente com a sua pele. Mas onde poderá encontrá-lo?

Blush e pele

A pele é o fator principal a analisar antes de adquirir um blush. Se conseguir combinar o tom do blush com a tonalidade da sua pele, que é quente ou fria, então está quase lá. Só então poderá esperar que a sua maquilhagem fique impecável e que o seu rosto fique milagrosamente alguns anos mais novo. Deve aplicar tons claros e pastel. Lembre-se: quanto mais escura for a pele, mais saturada deve ser a cor do blush. Último conselho: os cosméticos de cor quente não ficam bonitos quando aplicados em pele com tonalidade fria, e os produtos de maquilhagem de tom frio não ficam bonitos quando aplicados em pele com tonalidade quente.

Qual a forma correta de aplicar o blush?

Para não arruinar a aplicação de um blush, utilize um pincel felpudo, passe-o pelo blush da sua escolha e bata-o contra a mão ou contra a borda de um espelho para remover o produto em excesso. Caso contrário, pode pintar uma marca rosada hedionda e vívida no seu rosto. Agora tente aplicar a cor suavemente, começando pela parte superior dos olhos, deslizando o pincel até à bochecha e, por fim, até às laterais do nariz. Repita estes passos algumas vezes para aplicar o blush por fases. É muito mais fácil intensificar o efeito (leia-se: tornar o blush mais forte) gradualmente do que remover o cosmético caso aplique em demasia.

As três melhores dicas de aplicação de blush dos especialistas

  1. Se quiser que o blush proporcione um brilho subtil, combine-o com o iluminador. Este truque irá adelgaçar o rosto e realçar as bochechas. Porém, não se esqueça de utilizar um pó e base mate.
  2. Combine o batom com o blush para criar um efeito natural. Felizmente, o conselho a seguir é simples. Se o blush for cor de rosa, escolha um batom também cor de rosa. Se o blush tiver alguma tonalidade laranja, opte por um batom coral.
  3. Se não conseguir combinar o blush com o batom, não aplique o blush – utilize apenas o batom como alternativa ao blush. Só assim poderá ter a certeza absoluta de que não vai arruinar as cores e as tonalidades. Aplique o batom nas maçãs do rosto. Assim, cria facilmente um efeito natural e estas técnicas de maquilhagem ajudam-na a eliminar o efeito fatigado do rosto.

Procura um bom blush? A escolha é sua!

  • BLUSH PRENSADO – este é um clássico. Sabia que o blush prensado aplicado nas têmporas e pálpebras superiores deixa a sua pele resplandecente? Utilize um pincel de maquilhagem especial para aplicar corretamente o blush da sua escolha.
  • BLUSH EM CREME – este tipo de blush tem de ser aplicado com a ponta do dedo ou com uma pequena esponja de maquilhagem. Não só é extremamente eficiente, como também combina sem problemas com a pele, devido à sua textura e consistência leve, proporcionando um efeito natural. É perfeito para as meninas que estão agora a experimentar aplicar maquilhagem.
  • BLUSH LÍQUIDO – este blush cria efeitos semitransparentes adoráveis e proporciona um brilho saudável ao seu rosto. Pode utilizar o blush líquido como substituto de um gloss labial. Por outras palavras, o blush líquido pode ser o seu salva-vidas se notar que o seu batom favorito esgotou ou que o perdeu.
  • BLUSH EM STICK – a melhor versão de um blush para profissionais de maquilhagem. Com a sua ajuda, pode moldar o rosto. O blush em stick é um “acessório de precisão” e dura muito tempo. Porém, poderá ser necessária um pouco mais de paciência durante a sua aplicação.