5 ficas para apanhar sol em segurança

Beleza por Clara Gusmão

O sol pode ser amigo da sua pele, mas apenas se souber bronzear-se em segurança. Se quiser ter uma pele maravilhosamente bronzeada sem correr o risco de apanhar cancro ou queimaduras solares, consulte as nossas melhores dicas para apanhar sol. Veja como pode obter um bronzeado bonito sem prejudicar a sua pele delicada.

5 DICAS PARA APANHAR SOL EM SEGURANÇA

1. Utilizar cremes com SPF alto

Aplicar protetor solar antes de expor o corpo à luz UV é a regra fundamental para um bronzeamento seguro. É o suficiente para se manter afastada de doenças de pele graves. Para proteger o corpo dos efeitos adversos dos raios UVA e UVB, utilize cremes solares com FPS elevados. Recomendamos a escolha de filtros minerais que a pele tolera bem. Estes filtros são constituídos principalmente por óxido de zinco e dióxido de titânio. Da próxima vez que adquirir um protetor solar, leia a lista de ingredientes para verificar se o produto contém um destes protetores solares naturais.

Também vale a pena perceber que o FPS30 ou superior oferecem uma proteção solar adequada. E não precisa de se preocupar com a possibilidade de a sua pele não ficar bronzeada se aplicar um FPS elevado. A pele protegida com SPF50 ficará bronzeada, mas vai precisar de um pouco de tempo para sintetizar a melanina – um pigmento corporal responsável por tornar a pele mais escura.

2. Reaplicar protetores solares regularmente

Vale a pena ter em mente que um protetor solar aplicado logo após sair de casa oferece proteção apenas por um tempo fixo. Isto significa que, se estiver a planear passar um dia inteiro ao ar livre, não pode esquecer-se de o reaplicar algumas vezes ao longo do dia, pois é a única forma de proporcionar uma proteção duradoura à sua pele. Também é boa ideia aplicar uma porção de protetor solar sempre que sair da água, mesmo que utilize um protetor solar resistente à água.

3. Aproveitar o sol durante o período mais seguro do dia

Proteja-se a si e aos seus entes queridos – especialmente os mais idosos! – e desfrute de todos os benefícios do sol quando a radiação estiver menos perigosa. Mantenha-se no exterior até às 11h00 e mais tarde a partir das 15h00. É mais seguro e sábio ficar em casa a meio do dia, quando o sol está mais alto no horizonte e brilha intensamente. Além disso, não se esqueça de proteger sempre a cabeça com um chapéu de verão e de beber muita água mineral.

4. Ser inteligente

Sabe qual é o maior erro dos banhos de sol? Expor-se durante demasiado tempo. Não é verdade que bronzeamos mais rápido e com resultados mais bonitos se passarmos mais tempo deitadas ao sol. Um bronzeado duradouro e de aparência natural é obtido quando o corpo é frequentemente exposto aos raios solares, mas não por muito tempo. Muitas pessoas cometem o erro e expõem o seu corpo pálido a várias de exposição contínua ao sol. Resultado? Queimadura e irritação solar em vez de bronzeado duradouro e sedutor. Escusado será dizer que um banho de sol de uma hora oferece muito melhores e mais seguros do que um dia inteiro passado ao sol.

5. Ter atenção às partes mais fotossensíveis da pele

Preste especial atenção às partes do corpo que são propensas ao efeito negativo da luz UV, sendo assim propensas a queimaduras solares. É importante revesti-las com um protetor solar mais espesso. Que partes do corpo deve ter em mente? Ombros, pescoço e nariz. Lembre-se também de proteger todos os sinais e marcas de nascença – também eles precisam de uma proteção especial. Proteja-os do sol para evitar doenças de pele graves (incluindo cancro). Por último, mas não menos importante, a luz UV é capaz de penetrar mesmo através da roupa, e é por isso que é importante aplicar protetor solar mesmo nas partes do corpo que estão tapadas.