5 remédios caseiros para umas unhas saudáveis e deslumbrantes

Beleza por Clara Gusmão

As unhas, tal como as mãos, devem ser bem cuidadas se quisermos ter um visual perfeito. Naturalmente, queremos que estejam fortes e saudáveis. Como ter umas unhas espantosas usando produtos caseiros? Continue a ler e descubra os intensificadores de unhas testados e comprovados!

5 soluções caseiras para umas unhas melhores e mais bonitas

1. Utilize uma lima de unhas!

Não se esqueça de utilizar uma boa lima que não deixe arestas irregulares. Talvez os danos não sejam visíveis a olho nu no início, mas as limas de unhas impróprias fazem com que as unhas se partam e fendam (detergentes, água, bactérias entram no seu interior). Outra coisa a lembrar: as unhas devem ser limadas na mesma direção. As limas de vidro e de papel são as melhores escolhas, por isso, coloque uma no seu estojo de beleza.

2. Seja gentil com as suas unhas

Costuma descascar o verniz das unhas? Usa luvas quando limpa a casa? Tem o hábito de roer as unhas ou as cutículas? Os maus hábitos aceleram os danos nas unhas, quanto mais os perigos para a saúde, tendo em conta que coloca as unhas cheias de bactérias na boca… É bom acabar com o hábito de roer as unhas e adquirir um bom óleo de cutículas, para evitar que sequem.

3. Dieta para umas unhas saudáveis

Tal como todo o corpo, pele e cabelo, também as nossas unhas precisam de ser nutridas. Para manter as unhas saudáveis e resistentes aos danos, é necessário fornecer vitaminas, como vitamina B (reforça, eliminar a quebra), vitamina A (melhora a aparência tanto das unhas como da pele), vitamina E (reforça e repara a unhas). Continue a repor microelementos para ter as unhas saudáveis: zinco, cálcio e fósforo que tornam as unhas mais resistentes, estimulam o crescimento e previnem a fragilidade. A cavalinha é uma fonte preciosa de nutrientes que deixam o nosso cabelo e as nossas unhas mais bonitos. Pode tomar suplementos ou beber chá de cavalinha.

Informação importante!

As unhas são maioritariamente constituídas por queratina, que é uma proteína. É por isso que devemos consumir alimentos ricos em proteínas: iogurte natural, leite, queijo, queijo fresco, ovos, carne.

4. Verniz de unhas e condicionador

Quer ter umas unhas saudáveis e bonitas? Intensifique o seu crescimento usando um condicionador adequado. Pode adquirir um produto à base de óleo e aplicá-lo nas unhas (idealmente à hora de dormir, para não fazer nada com as mãos) ou um condicionador regular usado como verniz de unhas. As marcas de cosméticos oferecem condicionadores de unhas de cor (bege, rosa, branco, castanho claro) que conferem uma tonalidade bonita mesmo que as unhas estejam descoloridas. Fazem com que as unhas pareçam saudáveis e nutrem e reparam, prevenindo danos.

5. Tratamentos naturais para umas unhas bonitas

Os tratamentos de unhas caseiros são muito populares e muitas raparigas não vivem sem eles. Pode fazê-los facilmente em casa! Experimente distribuir óleo de rícino ou de argão nas unhas ou deite óleo numa bacia e adicione um pouco de sumo de limão para criar um banho nutritivo. O sumo de limão aclara as unhas, melhora a cor e ajuda os nutrientes do óleo a reparar os danos. O azeite é um amaciador de unhas natural fantástico: aqueça-o ligeiramente e mergulhe nele os dedos. A infusão de urtiga e cavalinha é também um poderoso banho para reforçar as unhas!